FRUTAS EXÓTICAS
QUAL O SIGNIFICADO E POR QUE O NOME EXÓTICO ?
As frutas denominadas exóticas, de acordo com o dicionário, são aquelas cuja a origem ou naturalidade são diferentes
do pais ou região em que estão sendo comercializadas.
Normalmente essas frutas chamam atenção pelo seu formato, coloração, sabor e aroma diferenciado.
EXEMPLOS:
Frutas exóticas mais conhecidas: Pitaya, Lichia, Romã, Mangostão, Physalis, Rambutão
Nome Cientifico: Cereus undatus Haworth (Hylocereus guatemalensis) ou Hylocereus undatus (Haw) Briten & Rose, designando a fruta vermelha com polpa branca; e Selenicereus megalanthus (K. Schum. ex Vaupel Moran), designando a fruta amarela.
Nome Popular: Pitaia.
Origem: Nativa da América, da Martinica ou da Colômbia.
seu consumo pode ser da polpa do fruto ao natural, como refresco, geleias e doces. Também é utilizada em medicina caseira, como tônico cardíaco. As sementes têm efeito laxante. Além do fruto, que tem efeito em gastrites, o talo e as flores são usados para problemas renais.
Fonte: https://todafruta.com.br
Nome Cientifico: Litchi chinensis Sonn.
Nome Popular: Lichia, lechia, litchi, alexia.
Origem: É originária do sul da China, sendo encontrada nos seguintes países: Índia, Madagascar, Nepal, Bangladesh, Paquistão, Taiwan, Vietnã, Indonésia, Tailândia, Filipinas, África do Sul, México e Brasil.
É consumida fresca ou industrializada, na forma de doces, geleias e polpas. Os frutos são bastante apreciados in natura. É excelente fonte de vitamina C, cada 100 gramas do fruto contêm 71,5 mg da vitamina, o que ajuda a prevenir gripes e resfriados. Além de possuir ação antioxidante, auxilia no combate a doenças crônico-degenerativas, câncer e problemas de coração. A polpa da lichia apresenta um conteúdo de açúcares oscilando entre 11 e 20,6%, valor calórico de 65 calorias/100 g de polpa e entre 40 e 90 mg de vitamina C/100 g de polpa.
Fonte: https://todafruta.com.br
Nome Cientifico: Punica granatum L.
Nome Popular: Romã.
Origem: Nativa da Pérsia, foi domesticada no Irã ao redor de 2.000 anos antes de Cristo.
Utilização:
O fruto pode ser consumido ao natural, como sucos e geleias ou em um vinho chamado “grenadine”. Há um xarope feito do suco. Como a casca contém 30% de tanino, pode ser usada para curtir couro. Tem propriedades terapêuticas e é usada na medicina popular.
Fonte: https://todafruta.com.br
Nome Cientifico: Garcinia mangostana L.
Nome Popular: Mangostão, Mangostin.
Origem: Fruta originária do sudeste asiático, muito reputada em diversos países asiáticos, onde é tida como “a rainha das frutas”.
O consumo do fruto é preferencialmente ao natural, pela qualidade da polpa e alto valor do fruto. Não há variedades de mangostão, pois a planta se propaga pelas sementes e origina sempre tipos idênticos, pela ocorrência de sementes apomíticas.
Fonte: https://todafruta.com.br
Nome Cientifico: Physallis pubescens L. e Physallis peruviana.
Nome Popular: Physalis.
Origem: Hà várias espécies, sendo a P. peruviana e a P. pubenscens L as mais importantes comercialmente. Essas espécies são nativas da América, da região subtropical da Amazônia e dos países andinos.
Os frutos são consumidos in natura e são muito apreciados. Têm sabor um pouco mais forte que o do tomate, porém são saborosos. São utilizados principalmente em molhos picantes, mas podem ser transformados em sucos ou geleias. São ricos em vitaminas A e C, ferro e fósforo, sendo muito utilizados na medicina popular. A planta tem valor ornamental, podendo ser cultivada em vasos.
Fonte: https://todafruta.com.br
Nome Cientifico: Nephelium lappaceum L.
Nome Popular: rambutão, rambutam, rambotão, ramboutan.
Origem: o Rambutanzeiro é originário da Malásia e cultivado em diversos países da Ásia e na Austrália. No Brasil existem plantas produzindo nos estados da Bahia e Pará.
É consumido fresco, cozido, enlatado ou em geléias.
Fonte: https://todafruta.com.br
Nome Cientifico: Averrhoa carambola L.
Nome Popular: Carambola.
Origem: Fruta de origem asiática, foi introduzida no Brasil há muito tempo, mas só recentemente ganhou importância comercial, pela seleção e introdução de novas variedades, cujos frutos apresentam padrão de qualidade mais elevado. Seu nome tem origem no indiano kamranga e no sânscrito kaamara, que significa “comida aperitiva”.
a carambola, por seu valor nutricional e medicinal, pode ser utilizada de muitas maneiras, tais como suco, ao natural, em saladas, doces, geleias, licores, em passa. Seu suco apresenta efeitos que podem variar de pessoa para pessoa: é laxante, refrigerante, antiescorbútico, antidiarreico e antidisentérico.
Fonte: https://todafruta.com.br
Nome Cientifico: Morus nigra L., Morus alba L.
Nome Popular: Amora.
Origem: Nativa da China.
Os frutos, as folhas, as raízes e a casca da amora são utilizados pelo seu valor medicinal e cosmético. Como alimento, a amora é rica em vitaminas A, B1, B2 e C, além de antocianinas, que têm poder antioxidante. Os açúcares são em torno de 9% e a água, de 85 %. O ácido málico também está presente na amora, em torno de 1,86% em estado livre.
Fonte: https://todafruta.com.br
Nome Cientifico: Malpighia emarginata Sesse & Moc. ex DC.
Nome Popular: Acerola.
Origem: Nativa das Antilhas, América Central e Norte da América do Sul, cultivada em escala comercial em Porto Rico, Havaí, Jamaica e Brasil.
Pode ser consumida tanto in natura ou industrializada, na forma de sucos, sorvetes, geleias, xaropes, licores, doces em calda e cápsulas de vitamina C. Ganhou grande importância quando, nos anos 1940, foi descoberto seu alto teor de vitamina C. Atualmente, destaca-se por seu reconhecido valor nutricional, principalmente como fonte de vitaminas A, do complexo B (tiamina, riboflavina e niacina) e C, ferro e cálcio.
Fonte: https://todafruta.com.br
Nome Cientifico: Persea americana var. Hass e Fuerte
Nome Popular: Avocado.
Origem: Nativa do México ou da America do Sul.
Alimento funcional e nutritivo, ajuda a balancear as taxas de colesterol, protegendo o coração, e ainda contém 11 vitaminas e 14 minerais. O fruto é recomendado para antes e depois da prática esportiva, favorecendo a reposição de sais minerais – funcionando como uma espécie de isotônico.
Fonte: https://todafruta.com.br
Nome Cientifico: Anacardium occidentale L.
Nome Popular: Caju
Origem: Nativa da Amazonia
A castanha inteira é consumida como aperitivo, mas uma boa parte também vai para a indústria, principalmente as castanhas quebradas. O pseudofruto é utilizado em suco, doces e outras finalidades.
Fonte: https://todafruta.com.br
Nome Cientifico: Prunus avium L. (doces) e Prunus cerasus L. (ácidas)
Nome Popular: Cereja
Origem: Continente Asiático
As cerejas doces frequentemente são mais caras, porque possuem um curto período de conservação pós-colheita para serem comercializadas ao natural, ao passo que as cerejas ácidas também podem ser consumidas frescas, mas normalmente são adicionadas a várias sobremesas, bolos, conservas e molhos.
Fonte: https://todafruta.com.br
Nome Cientifico: Opuntia ficus-indica (L.) Mill
Nome Popular: Figo da India
Origem: Nativo do México
Os frutos são muito suculentos, doces e prestam para consumo na forma de sucos, geleias, compotas, licores, destilados. Diz-se que o sabor dos frutos lembra o de uma melancia bem doce. Os artículos também podem ser consumidos como verdura. No México, entram na composição de um tipo de ovos mexidos matinal. Os frutos são consumidos in natura.
Fonte: https://todafruta.com.br
Nome Cientifico: Ficus carica L.
Nome Popular: Figo Roxo.
Origem: A Origem da figueira é incerta, provável entre o sul da Península Arábica e a atual Turquia.
O figo tem tamanho médio, com massa de 60 a 90 g, pode ser consumido maduro, verde em compota ou seco na forma de passa.
Fonte: https://todafruta.com.br
Nome Cientifico: Rubus spp
Nome Popular: Framboesa
Origem: A framboeseira tem sua origem no centro e norte da Europa, zonas montanhosas do mediterrâneo, e parte da Ásia.
Framboesas são mundialmente conhecidas devido ao acentuado sabor e aroma característico da fruta. Todas as partes da planta (frutos, ramos, folhas e raízes) são utilizadas como alimento ou para uso medicinal. Os frutos podem ser consumidos frescos, enlatados, congelados, sorvetes, geleias, em conserva, yogurtes e usado para fazer cobertura e recheio de bolos.
Fonte: https://todafruta.com.br
Nome Cientifico: Psidium guajava L.
Nome Popular: Goiaba
Origem: Tem sua Origem nas Américas, possivelmente México ou Brasil.
Pode ser Consumida in Natura, em forma de geleia, caldas e também para fazer doces e bolos.
Fonte: https://todafruta.com.br
Nome Cientifico: Passiflora ligularis Juss
Nome Popular: Granadilha; em espanhol é conhecida como granadilla, badea, parcha ou parchita, além de outros nomes comuns.
Origem: Nativa das montanhas do México e da América Central.
Pode ser consumida ao natural, pela sua doçura e bom sabor. A polpa pode ser usada para se preparar néctar, refrescos, sorvetes, sozinha ou misturada à de outras frutas, pelo seu aroma e fragrância que lhe dão um sabor próprio.
Fonte: https://todafruta.com.br
Nome Cientifico: Cucumis metuliferus E. Mey. ex Naudin
Nome Popular: Kino
Origem: Originária do deserto do Calaari.
A polpa amarelo-esverdeada é gelatinosa e deve ser separada das sementes com uma peneira. Pode ser consumida ao natural ou na forma de suco, geleia, mousses e até mesmo como xarope para uma salada de fruta. Normalmente é consumido como sobremesa e tem efeito decorativo no prato, devido ao visual atraente, no qual se contrastam a casca laranja com espinhos e o verde translúcido da polpa.
Fonte: https://todafruta.com.br
Nome Cientifico: Vaccinium ashei Read
Nome Popular: Mirtilo.
Origem: É uma planta nativa da América do Norte, desde o Sul dos Estados Unidos até o Leste do Canadá.
Os frutos são consumidos in natura e, usados em sucos, geleias e iogurtes. Suas folhas podem ser consumidas na forma de salada ou chá. O mirtilo é uma das frutas frescas mais ricas em antioxidantes já estudadas.
Fonte: https://todafruta.com.br
Nome Cientifico: Eriobotrya japonica Lindl.
Nome Popular: Nêspera ou Ameixa Amarela.
Origem: É Originaria do Japão.
Os frutos são consumidos in natura, porém pode ser utilizada na forma de conserva.
Fonte: https://todafruta.com.br
Nome Cientifico:
Nome Popular: Tofu (Queijo de Soja)
Origem: É Originaria da China.
É utilizado em sopas, saladas e porções.
Nome Cientifico: Asparagus officinalis
Nome Popular: Aspargo.
Origem: Européia
Seu consumo pode ser Refogado, enforma de saladas etc. Ajuda na preservação da saúde dos rins, da bexiga e do estômago.